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BAIANINHO DE MAUÁ X MARCELO BAIANO | 1º CONFRONTO NA FASE ELIMINATÓRIA!!!
10 Mar 2020
BAIANINHO DE MAUÁ X MARCELO BAIANO | 1º CONFRONTO NA FASE ELIMINATÓRIA!!!
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4 jeitos de resolver problemas de fase na mix!

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Você já gravou uma guitarra com vários microfones? Cada microfone teve uma sonoridade bem bacana? Mas na hora de combiná-los, parece que o som ficou 'vazio', ou 'sem peso'? Nesse vídeo eu mostro como resolver o problema na mix!

Como sempre, obrigado por assistir, deixem seus comentários!

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=== TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO ===

Você já gravou uma guitarra com vários microfones? Cada microfone teve uma sonoridade bem bacana? Mas na hora de combiná-los, parece que o som ficou 'vazio', ou 'sem peso'? Caso sim, você teve um problema de fase, e nesse vídeo, vou mostrar como você pode resolver isso na mix!

Olá, sou o Norbert, e meu canal é tudo sobre áudio! Se isso é sua primeira visita, por favor inscreva-se e habilite as notificações. Assim, você sempre vai saber quando eu subo um novo vídeo. E se você gosta das minhas dicas e quer me ajudar um pouco a continuar meu trabalho por aqui - por favor dê uma olhada na assinatura dos meus cursos online. Com R$9/mês você ganha muito material exclusivo sobre mixagem, masterização e muito mais. Esse link te leva lá. Agora, vamo que vamo!

Quando você grava uma fonte sonora com vários microfones, as ondas sonoras precisam de tempos diferentes para chegar em cada microfone. Essa diferença de tempo resulta em desalinhamento da fase dos sinais. Soa complicado, mas só quer dizer que os picos e vales da onda sonora nos vários canais não alinham certinho.

Quando isso acontece, cada pista em si pode soar muito bem. Mas quando você combina as faixas, a sobreposição das ondas cancela algumas frequências e aumenta outras. O resultado é o famoso 'comb filter' (filtro de pente) - uma curva que parece um pente com cortes em várias faixas de frequências. Veja o filtro de pente com ruído rosa.

E agora um exemplo com guitarras!

Para resolver o problema, você precisa alinhar a fase entre os vários clips - pico com pico, vale com vale. Para fazer, existem quatro opções.

Alinhar manualmente. Você dá um zoom na onda e arrasta os clips. Vale a pena anotar quantos samples você deslocou cada clip!

Alinhar com plug-ins de delay. Utilize um delay no qual o tempo de delay pode ser configurado em samples. Você precisa variar o atraso de cada faixa até a combinação dos microfones soa 'cheia'.

Alinhar com plug-ins mais elaborados. Esse é meu favorito. Plug-ins como MAutoAlign corrigem o problema automaticamente.

Usar um microfone só! Se você não usa vários microfones, não há cancelamento de fase. Usando um microfone só e experimentar cuidadosamente com a posição dele até você chega no som certo pode economizar bastante tempo na mix. E outra coisa: Especialmente para bateria, uma gravação com um microfone só pode soar muito mais impactante do que uma com vários. Experimente!

É isso por hoje. Por favor deixe seus comentários e não esqueça de se inscrever no canal! E se você quer aprofundar seu conhecimento em áudio, dê uma olhada na assinatura dos meus cursos online.

É isso por hoje, um forte abraço, may the force be with you!

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